03 outubro 2014

Resenha: A Seleção


  Primeiramente, tenho que compartilhar com vocês minha felicidade de finalmente estarmos em outubro. Há algo muito bom pra acontecer esse mês que eu estou esperando dez do começo do ano, e finalmente está perto o suficiente pra eu começar a ter minhas crises de ansiedade.

  Mas, falando do livro, admito que li por indicação de outros blogs. Depois que criei o Winter Of Me e comecei a acompanhar diversos blogs, minha lista de livros pra ler cresceu muito. Agora que minhas provas finalmente acabaram pude começar a escolher livros dessa lista para ler, e escolhi aleatoriamente A Seleção.
  O livro é o primeiro da trilogia criada por Kiera Cass.
  Logo de cara tanto a capa do livro quando a sinopse me chamaram atenção, assim que li que a história envolvia príncipes, princesas e castelos me interessei. 

  Bem, a história se passa em uma época futurista onde os países que conhecemos não existiriam mais, todos tendo seu fim após a "Quarta Guerra Mundial", porém, no lugar onde hoje seria os Estados Unidos, se ergueu um reino, chamado Reino De Illéia. O modo que encontraram para estabelecer a paz, foi dividir a população em castas. De 1 á 8, quanto maior seu número, mais pobre você é.
  A história se concentra em America Singer, uma menina de 16 anos da casta 5 que, apesar de todas as dificuldades de sua vida, só queria se casar com quem ela acreditava ser seu grande amor, Aspen, da casta 6. Mas as circunstancias a levaram a se inscrever na seleção, que nada mais era que uma forma de coletar 35 garotas do reino que estivessem dispostas a ser a princesa e futura rainha de Illéia para viver no castelo, sob os olhos do príncipe, que escolheria com qual delas quer se casar. Se agarrando na ideia de que nunca seria escolhida, America vai para a seleção por estar com o coração partido por Aspen, mas ela não esperava que o príncipe (Maxon) seria tão charmoso e mexesse com ela.

  Começando pelo gênero do livro, puro romance. É realmente dedicado a leitores que se interessam nesse gênero, quem não gosta, provavelmente vai falar que o livro é meloso e melodramático, mas não é bem assim, o que a autora quis dar destaque foi na incerteza que ronda América, como ela fica dividida entre Aspen e Maxon, e faz questão de detalhar tudo que ela está sentindo e pensando, sinceramente, a escrita é muito boa, e é tão envolvente que faz o leitor ter as mesmas incertezas de América.

  Sendo o livro focado em América, claro, foi ela quem mais me chamou atenção, simplesmente pelo fato dela ser normal, tipo, totalmente normal. Vou explicar melhor, América não é a donzela indefesa, nem a mocinha humilde preocupada unicamente com o bem estar dos outros, nem a garota rebelde e problemática, nem a que tenta chamar atenção de todas as formas...
  América é apenas América. Mas mesmo ela sendo alguém comum, a personalidade dela é interessante. Ela é sim preocupada com os outros, mas muita vezes pensa primeiro nela mesma e se esquece que ela não é a única com problemas, o livro retrata isso de uma forma tão natural que faz você ficar tão indecisa sobre os acontecimentos quanto ela. A preocupação da autora foi dar realidade aos sentimentos da personagem, e ela fez isso tão bem que me identifiquei com América.
  Outra coisa importante ela é ela ser uma ótima observadora. sempre "ligada" no que está acontecendo a sua volta, é em seus pensamentos e reflexões que a história fica realmente interessante. Além de ela ter um ótimo senso de humor e ser muito inteligente.

  Como eu disse lá em cima, a história se passa em uma época futurista, onde uma suposta Quarta Guerra Mundial acabou com a economia do mundo, e regrediu os países economicamente, fazendo Illéia se transformar em um Império. O livro não é só uma narração do que América está vivendo, ele tem toda uma história envolvendo a criação do país, a divisão das castas, os motivos que levaram a "Quarta Guerra Mundial", e eu achei interessante a preocupação da autora em criar uma história para Illéia coerente e "realista".

  Vi várias pessoas comparando esse livro com The Hunger Games (Jogos Vorazes, se preferirem), mas eu acho apelativo comprará-los. Entendo porque da comparação, pelo fato da população ser dividida em castas, assim como em Jogos Vorazes a população é dividida em distritos, mas sinceramente? Eu achei isso coincidência, pode até ser que não seja, mas a história é completamente diferente.

  É isso, espero que tenham gostado dessa resenha (será que estou melhorando?), kissus.

23 comentários :

  1. Oiee o/ minha lista também tá enoooooorme, mas quanto ao livro...
    Não conhecia e quando vc disse que falava de príncipes e princesas imaginei que fosse um conto ou que se passava no passado, mas aí eu leio logo em seguida que é no futuro! Achei muito legal a ideia do livro e me interessei de verdade. Sua resenha foi ótima L ^-^ Kissus...

    horadochoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada <3 pois é! quando li que o livro falava de principes e princesas já imaginei uma época medieval, mas depois que li que é uma época furista, achei interessante a autora ter misturado passado e futuro, o livro é mesmo ótimo, vale a pena lê-lo.

      kissus

      Excluir
  2. Oi L! Minha lista de futuras leituras também não para de crescer, o que é especialmente cruel, pois não tenho dinheiro para tudo < / 3
    Aaah, Seleção... Uma saga que eu amo de ♥ E como você falou, também gostei da America pelo mesmo motivo. Já li a trilogia é foi uma ótima leitura, superou minhas expectativas. Mesmo sendo em primeira pessoa, eu gostei demaaaais da srta. Singer. No segundo livro ela fica meio indecisa, caindo um pouco naquela questão da 'garotinha indecisa' sobre qual galã vai ficar, mas dá pra ignorar esse detalhe. A história - pra mim - continuou boa.

    E quanto às comparações feitas com Jogos Vorazes, achei também forçado. Não tem absolutamente NADA haver, é água e óleo essas duas histórias.


    Parabéns pela resenha, gostei muito. Abraços!
    @ { D • C }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já li o primeiro e o segundo, ia ler o terceiro mas resolvi esperar um pouco porque eu tava me envovendo muito com a história ahahsushuh realmente, tem algumas horas que a indecisão dela chega a irritar, mas ok a gente supera. A comparação com jogos vorazes é bem o que você disse, nem tem como comparar as duas histórias, são completamente diferentes.

      kissus <3

      Excluir
  3. Amei a resenha , parece ser bem o livro rsrs '
    Beijinhos ^O^
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro, adorei sua resenha! Por algum motivo esse livro em lembra Tabuleiro dos Deuses! Acho que é porque a história se passa em um mundo futurístico ;)

    http://distorcidareality.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bo que gostou <3 o livro é ótimo, vale a pena lê-lo

      Excluir
  5. Eu sou um caso raro. Gostei bastante da série, mas não gosto de romance. Me interna? Adhaduhaduhaudhauhduahda. Amei a resenha! O livro é magnífico.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsuhsushsu eu também nãp gostava, mas depois de ler algumas histórias de romance muito boas, comecei a ver esse gênero de outra maneira. Que bom que gostou <3

      kissus

      Excluir
  6. Tinha lido resenha desse livro em vários blogs, até que um dia minha irmã comprou todos os livros e me deu o primeiro para ler. Me apaixonei! *-* É muito bom! Parece que o livro acaba tão rápido, você perde horas lendo! O livro é ótimo, vale muito a pena ler ^^ Lembro que quando fui viajar levei ele para ler dentro do carro kkk
    Adorei a resenha ^^ Beijos ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é muito bom mesmo, e é exatamente como você disse, você se empolga na leitura e quando vê o livro já acabou, li ele em apenas uma tarde, e me arrependi pois quando acabei não dava pra já começar o próximo </3

      kissus

      Excluir
  7. Esse é um dos meus livros favoritos <3 Devorei ele em um dia só e o segundo também <3 Eu meio que amo e odeio a America em alguns momentos e o Príncipe Maxon é a perfeição em pessoa ou melhor em personagem <3 Não fui com a cara de Aspen então torço para ele não ficar com America noo final, ainda não li o ultimo, nem sei porque já que gostei tanto dos primeiros, mas acho que no começo do ano que vem eu já devo ter lido <3

    Acho muito sem noção que o compara com Jogos Vorazes, ele é um distopia também, mas fogem bastante do modo que foi escrito JV...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também devorei o livro em um dia, ele é maravilhoso ♥ tem horas que eu me irrito com a América e tem horas que choro junto com ela, não da pra explicar ahushuash eu até ia com a cara do aspen, mas depois de certos acontecimentos me apaixonei tanto pelo maxon que não consigo imaginar America com outro. Eu também não li o terceiro ainda, provavelmente porque eu descobri um spoiler do final, então sei com quem ela vai ficar, e isso me desanimou um pouco, mas mesmo assim vou ler o terceiro, só preciso arrumar tempo...

      kissus

      Excluir
  8. Tbm acho um equivoco comparar os livros. Tem algumas semelhanças mas as historias são completamente diferentes.
    Finalmente criei a fã page do blog. Curte lá

    https://www.facebook.com/bquemdisse
    http://blog-quem-disse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as histórias são totalmente diferentes, mas não estou dizendo que acho um absurdo comparar livros, é algo natural certo? É como comparar blogs, ver em qual o conteúdo é melhor, em qual a escrita é melhor... É que nesse caso em si eu não achei que a comparação seja válida só por causa das castas e distritos, as história são completamente diferentes.

      kissus

      Excluir
  9. Eu já ouvi falar muuito desse livro/série e acho as capas lindas *u* Ainda não tive a oportunidade de ler e tal, mas, como o título já está na minha cabeça, assim que puder dou um jeito pra ler, seja comprando ou lendo pela internet mesmo. Eu não sou muito fã de romances, mas pelo que eu li da sua resenha, é diferente. Mesmo que eu me esquive de romances em geral, esse me chamou a atenção.
    Sem falar que é tipo uma distopia também (?) e eu tô viciando nesse gênero, hushaduhdu
    Eu não gosto quando comparam outros livros com os que vieram antes (ficou confuso, sei, mas enfim) Igual a Maze Runner: atiram críticas dizendo que é igual a Jogos Vorazes T__T Isso me desaponta, até porque, não é só porque J.V. é muito famoso e tal, que vai ser o molde para todos os livros do gênero u-u (claro que tem algumas exceções né, rs, mas enfim)
    A resenha tá ótima, viu? :3
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém me entende! exato, não é porque jogos vorazes é mais famoso que se torna um molde pra outros livros, a mesma coisa quando comparsm percy jackson a harry potter, poxa, as pessoas se apegam a detalhes parecidos e não veem que o conteúdo é completamente diferente.
      O livro é realmente maravilhoso, e mesmo não gostando de romances acho que você vai gostar de lê-lo, porque ele é uma distopia sim.

      kissus

      Excluir
  10. obrigada pela visita no meu blog linda, fiquei muito feliz pela sua presença la bjaoo
    http://mundodasfashion12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A minha lista de livros tá grande e cada vez que vejo as resenhas, da mais vontade ainda de ler ahahahhahh. Eu to querendo muito ler A Seleção, parece ser muito bom, e ainda envolve princesas, princípes, essas coisas.
    Adorei a resenha!

    Beijos | Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo muito bom! leia logo, não vai se arrepender, a história é super envolvente.

      kissus

      Excluir
    2. Eu quero a coleção.. Mas minha mãe não quer mim dar; =(
      Gostei muito de seu ponto de vista relacionado ao livro.
      www.a-crazyinaction.blogspot.com.br <--Visita!

      Excluir

- Se quiser parceria é só pedir, meu único critério é estar seguindo o blog.

- Comentários do tipo "seguindo, segue de volta?" também são aceitos, basta ter comentado sobre a postagem antes.

- Deixe o link do seu blog no final do comentário pra que eu possa retribuir a visita.