11 outubro 2014

Significado: Simbolo hamsa



  Aqui na minha cidade temos o Japan Fest, uma festa da cultura japonesa que acontece todo ano. Esse ano eu fui e vi uma barraquinha que vendia aquelas pulseiras e colares feitos a mão, filtros dos sonhos... Tinha bastante coisa, e no meio disso achei um pingente em forma de mão, perguntei pro cara da loja o que era e ele me disse que era um simbolo chamado Hamsa, achei super bonitinho e acabei comprando. Depois claro, pesquisei o significado desse símbolo.

  Hamsá é um talismã em forma de mão, muito usado por praticante do Judaísmo, Islamismo e Budismo. No geral, é usado como um escudo para mal olhado, é também conhecido pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh.

No Islamismo - é um artefato místico, uma representação da mão de Fatima bint Muhammad, filha de Muhammad (Maomé) profeta islã. Facilmente associada aos cinco mandamentos fundamentais que todo muçulmano precisa cumprir os chamados "cinco pilares do islã": jejuar e observar as obrigações no mês do Ramadã, fazer a peregrinação a Meca, orar 5 vezes ao longo do dia diariamente, fazer caridade e professar e aceitar o credo.
No Judaísmo - os judeus chamam da mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão. Seu uso como um amuleto de proteção é muito comum. Seja pendurada no pescoço, ao lado da porta da casa, no automóvel como meio de prevenção contra acidentes, ou na carteira para servir contra o mau-olhado que possa afligir as finanças da pessoa.
No Budismo - é chamada de Abhaya Mudra e possui significado de dissipação do medo. O destemor é uma das principais virtudes, é o fruto da perfeita auto-realização, significa o redescobrimento da não-dualidade. - Fonte

  Frequentemente possui em seu desenho olhos, pombos, peixes e estrelas de Davi para fortalecer seu simbolismo.
  Segundo a winkipedia: "Há indícios de que a hamsá seria um símbolo fenício, associado a Tanit, deusa-chefe de Cartago cuja mão ou vulva afastava o mal."

  O hamsá é usado de diversas formas, pode ser em colares, chaveiros e até mesmo tatuagens.



O que acharam? Eu amo saber esse tipo de curiosidade sobre outras culturas, espero que tenham gostado. Kissus.

26 comentários :

  1. Eu gosto de postagens informativas assim *u* Agora há pouco, li um blog que falava sobre a origem dos filtros de sonhos, e amei >33<
    Aqui na minha cidade tem o Anipólitan e o Bon Odori (?) que eu sou louca pra ir, mas, por vários motivos, acabo nem indo. Esse ano tô tão desanimada, que nem quero ir u-u
    Eu já tinha visto esse símbolo, acho que no tumblr. Não sabia do significado :)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, no tumblr sempre aparece esse símbolo e coisas desse tipo mesmo, mas poucas pessoas sabem o que significa...

      kissus

      Excluir
  2. Adorei o post! Eu tenho um colar assim, apenas porque era gira. Estou-me a sentir meio poser ahah Bem legal!
    Taguei você numa tag lá no blog

    Bjs,
    un--cover.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsushsuh na hora que comprei, foi só porque tava na moda também... vou ver a tag

      kissus

      Excluir
  3. Adorei ♥ Amo postagens informativas. Eu realmente não sabia o significado disso... Nem sabia o que era isso, na verdade, hehe. Amei conhecer sobre.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  4. Assim como a pessoa do primeiro comentário, eu gosto muito de postagens informativas. Eu tenho um pingente com esse símbolo, já sabia que é pra afastar mal olhado, mas é sempre bom saber mais, né!?
    Já estou seguindo o seu blog. Poderia seguir o meu?
    Abraços,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre é bom saber mas, eu achei esse símbolo super bonitinho, o cara da loja fez um colar com o pongente que eu sempre uso.

      vou dar uma olhada no seu blog, kissus

      Excluir
  5. Parabéns pelo poster, posters informativos são ótimos xD
    Eu não sabia nada disso, e achei bem legal. Já tinha visto algumas pessoas com tatuagem disso, mas não fazia a mínima ideia do que era.
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei não sabia o significado e ficava curiosa haha adorei o post te convido a conhecer meu blog e a se inscrever http://estrelaar.blogspot.com.br/ ♥ beijos fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. informação a mais é sempre bem vinda, que bom que gostou

      Excluir
  7. Eu não sabia eu amei a dica tenha uma semana abençoada com muito sucesso.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por esse símbolo. Já pensei em torná-lo tatuagem, mas não agora. Rsrs.
    Luz, câmera... Moda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tatuaria ele também, mas me falta coragem pra isso

      kissus

      Excluir
  9. Eu estou pensando em tatuar esse simbolo, mas ainda estou na duvida. Parabéns pelo post super informativo.
    http://blog-quem-disse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada <3 tatuagens com esse símbolo são lindas, se você tiver certeza, tatue sim!

      Excluir
  10. Assim como você, também adoro conhecer aspectos de outras culturas! Gosto das peculiaridades de cada povo, de suas convicções, simbolismos, religiões...

    Ontem, numa série, um personagem disse o seguinte sobre as crenças: são elas que regem e dão sentido na vida do homem. Sem elas, sem uma, ao menos, o que ele é?

    Comentado com carinho, Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, cada povo e cultura tem suas crenças, e elas são tão interessantes e diferentes, sem elas não saberiamos o que estamos fazendo aqui. Gostaria de poder aprender mais sobre outras culturas.

      kissus

      Excluir
  11. Apenas invejando sua cidade, gente aqui não tem nada japones.
    Eu estava estudando umas coisas mitologicas ultimamente e também estou lendo As Cronicas dos Kanes e estou curtindo bastante essas coisas de simbolos e amuletos.
    Eu não conhecia o Hamsa, mas achei muito bonito. É engraçado ver que um simbolo serve pra tantas religiões diferentes, neh?
    Parabens pela postagem diferente e original :D

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa festa é super legal, tem música e comida japonesa, tem várias lojinhas de coisas japonesas e até um mini parque de diversões, acho que aqui tem isso porque é uma cidade com muitos imigrantes japoneses, tem até "estátuas" pela cidade com coisas escritas em japones. Eu amo saber sobre essas coisas de símbolos e amuletos, é tão envolvente.

      Que bom que gostou, kissus

      Excluir
  12. Sempre amei esses simbolo , acho muito fofo , mais nunca soube o significado rsrs , ameeei ><
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que blog fofinho, estou seguindo ♥
    Acredita que eu comprei sem saber o significado (isso pode produção?)
    Se não fosse seu post morreria sem saber, hahaha <3
    Gostei super *w*
    A festa deve ser bem legaaaal! Conte mais sobre ela! Adoraria ler.

    Beijos ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada ♥ ahusahs eu também comprei sem saber o significado, mas como minha curiosidade é maior tive que pesquisar. Estou pensando em fazer um post sobre essa festa, mas não sei, por enquanto é só uma possibilidade.

      Excluir

- Se quiser parceria é só pedir, meu único critério é estar seguindo o blog.

- Comentários do tipo "seguindo, segue de volta?" também são aceitos, basta ter comentado sobre a postagem antes.

- Deixe o link do seu blog no final do comentário pra que eu possa retribuir a visita.